Popular Posts

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

A GRANDE JORNADA!


..as conversas acabaram ali, João R. chamou os companheiros e depois de terem pago as respectivas despesas resolveram saír em passo apressado. A noite aparecera subitamente. A cidadde anclausurada entre montanhas esbranquiçadas pelas nevascas constante, fazia tremer só de a olhar. Não se via vivalma aquela hora vespertina. Os poucois carros que passavam de luzes acesas eram taxis, ou viaturas de emigrados.

O grupo dirigiu-se novamente para casa. Subiram apressados as escadas e entraram de rompante. A velhota recebeu-os com ar afável e logo lhes perguntou "tão enregelados que talvez um cházinho quente lhes aqueça os estômagos.." um unânime sim ouviu-se na sala.

O silênciado momento quebrou-se quando João R. pefdiu silêncio....

Temos de voltar a Portugal o mais rápido que seja possível. Esperam-nos dias importantes e não podemos vacilar.

Todos aquiesceram e cada um dirigir-se-ia a uma fronteira diferente tomando caminhos mais movimentados para que não se desse pela sua passagem.

Nessa noite ficou acordado que todos levariam o que fosse mais fácil de transportar como bagagem de mão.

De combóio, camioneta, e taxi, cada um se dirigiu a Portugal por caminhos diferentes.

Um comentário:

Helena Paulino disse...

Faz me recordar os livros do Soeiro Ereira Gomes, António Tojal ou o Manuel Tiago( Álvaro Cunhal), Até depois Camaradas. O chamado, se estou certa, Neotralismo.
Uma descrição de um qualquer conto, muito realista, descrevendo uma época de resistência. É necessário regressar: talvez o 25 de Abril estive próximo.
Uma questão: porque o título do blogue: Dança com Lobos? Eu vi o filme e gostei muito...