Popular Posts

domingo, novembro 07, 2010

AFRICANIDADES


..como a procurei incessantemente e, em vão..em vão de abóbada..onde passam arcos ogivais perfeitos, sem defeitos..e que no topo olham, quem observa a beleza icónica do padrão..da descoberta...
É a arte africana, ela própria um pouco de tudo, do princípio dos princípios do nascimento do Sapiens Sapiens, esse Homo de quem descende a Humanidade os hominídeos o próprio arco da abóbada..
A arte é tudo o que nos circunda. Picasso ou Matisse, Degas ou Modiglani ou um Quioco qualquer..todos eles primus interpares...iguais e com valores equiparados.
muita africanidade passa pela interpretação da Arte. mesmo que seja um Malangatana, ou a sabedoria de Luandino na verve mais lusa de africanidade perene ou de Mia no pluralismo índico
Ai Africa meu endeusado Amor que Sodade! que Sodade dos cheiros das serras das acácias floridas das chipipas que bordejam a estrada e alcançam os meus olhares tangendo a saudade de anônas e mangueiras distantes da memória púbere.

2 comentários:

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO disse...

Sente-se o cheiro da terra vermelha feita arte. As cores que deslumbram num quadro atrav+es das palavras quentes e saboreadas! Bonito! Parabéns!

va.roma disse...

Que bom! sentir a tua crítica..
um beijo